11.12.08

VIII – JORCID, UM MEGA EVENTO NA VILA KENNEDY

As Jornadas de Cidadania Vinicius de Carvalho (JORCID - Vinicius de Carvalho) foram idealizadas em março de 2007, na Coordenação de Projetos Especiais da Escola de Ciências Jurídicas da UniverCidade, por dois membros do Conselho Consultivo da COPE: o Prof. Edvaldo Lopes de Araújo, e o Deputado Federal Vinicius de Carvalho, que foi acompanhado pelo seu assessor educacional o professor Sergio Maciel.

O objetivo maior das Jornadas de Cidadania é levar serviços gratuitos às comunidades menos favorecidas e esquecidas pelo poder público, procurando garantir a dignidade humana dos nossos irmãos excluídos e viabilizar o exercício da cidadania. O trabalho vem cobrindo áreas completamente desassistidas e deixando um lastro de força e esperança de dias melhores. Lutar para dar à população carente do Estado do Rio qualidade de vida é a meta da COPE e do deputado Vinícius Carvalho, parlamentar transparente, que honra os votos confiados a ele, através de um trabalho permanente, atuante e incansável.

No sábado (01 de novembro), centenas de pessoas lotaram a praça Dolomitas, em, Bangu, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, onde foi realizada a 8ª Jornada da Cidadania, levando atendimento à 976 moradores da Vila Kennedy. A JORCID já é um marco no mandato do deputado federal Vinícius Carvalho e da COPE que pode cumprir o seu objetivo maior de atender os necessitados.

Á exemplo das outras edições, a VIII - JORCID ofereceu à população local serviços de emissão de documentos, medição da pressão arterial, exame de glicose, fisioterapia, orientação jurídica, corte de cabelo, profilaxia dentária e recreação infantil, entre outros. Aliás, o parlamentar enaltece a participação efetiva de vários órgãos públicos (Detran, Fundação Leão XIII e Setrab) e privados (ABC - Associação Beneficente Cristã, Universidades), profissionais liberais, além de voluntários, para a realização e sucesso das Jornadas da Cidadania. "Sem o apoio de uma equipe altamente qualificada e desprendida, que dedica um dia inteiro do seu final de semana em prol do próximo, não seria possível tornar menos dura a realidade de tanta gente", conclui o deputado.

O evento ganha dimensão ainda maior com a prevenção do câncer de colo do útero. A saúde da mulher é uma das maiores preocupações do deputado e, por isso mesmo, prioridade da JORCID. Com uma unidade móvel, cedida pela ABC, patologistas, biólogos com especialização em citologia, especialistas em citogenética e citotécnicos, as mulheres são alcançadas nesse importante trabalho de prevenção.

O deputado federal Vinícius Carvalho lembra que as estatísticas do que já foi realizado até aqui mostram que, em média, 20% das mulheres examinadas apresentam o vírus HPV. É importante destacar que muitas mulheres sequer procuram as unidades de saúde para realizar o exame porque sabem das dificuldades, entre elas, as filas e demora no atendimento. As que decidem enfrentar a burocracia demoram meses para conseguir marcar o exame e mais um período considerável para obter o resultado. Nessa demanda de tempo, muitas já estão com a doença em estágio avançado.

Na Jornada da Cidadania é diferente. O diagnóstico sai no mesmo dia e, constatada a presença do vírus, a mulher recebe encaminhamento para os hospitais, parceiros do deputado Vinícius Carvalho nesse trabalho.

A JORCID já chegou às comunidades do Pavão - Pavãozinho, Nilópolis, Cascadura, Brás de Pina, Angra dos Reis, Campinho, Engenho da Rainha, e agora a Bangu, onde os números mostram o sucesso do trabalho.

Veja o resultado da 8ª Jornada da Cidadania:

Fundação Leão XIII – 190 emissões de formulários para isenção de documentos
Aplicação de Flúor – 150 crianças atendidas
Fisioterapia – 11 atendimentos
1ª e 2ª via de Carteira de Trabalho – 170 carteiras
1ª via da Identidade – 80 atendimentos
Atendimento Jurídico – 64 atendimentos
Exame Preventivo – 112 atendimentos
Teste de Glicose – 98 atendimentos
Medição de Pressão Arterial – 30 atendimentos
Corte de cabelo – 50 atendimentos
Aula de artesanato – 21 crianças
TOTAL: 976 atendimentos


Comunidade chegando para a JORCID



As filas para o início do atendimento



Valter Honório Machado e Joana Molinero Almeida, da equipe de orientação jurídica comunitária prestaram atendimento durante todo o dia


Aferição de pressão e teste de glicose


Detran retirando identidade


O orientado jurídico Valter Honório Machado presta atendimento a uma professora aposentada e paraplégica


A Profª. Regina A. Barros, citologista do INCA dando início aos exames ginecológicos para a prevenção do câncer de colo do útero


A alegria das crianças no escovódromo


A equipe de Orientação Jurídica Comunitária recebe a visita do deputado federal Vinicius de Carvalho, orientador jurídico e ex-aluno da UniverCidade. (da esquerda para direita): Valter Honório Machado, deputado federal Vinicius de Carvalho, Sidnei dos Santos, Joana Molinero, Raquel Andrade de Araujo e a Srª. Eliana Scarpini de Carvalho

Nenhum comentário: