10.12.08

9ª Jornada de Cidadania (IX - JORCID) na Praça Candelária na Mangueira

A Coordenação de Projetos Especiais da UniverCidade (COPE) foi parceira de mais uma Jornada de Cidadania (IXJORCID Vinicius de Carvalho), evento criado pelo deputado federal Vinicius de Carvalho e pelo Prof. Araujo para minimizar os problemas resultantes da exclusão social das comunidades carentes e excluídas. A COPE participou na organização e realização no dia 6 de dezembro de 2008 da JORCID da Mangueira. O acontecimento ocorreu na quadra de esporte da Praça Candelária.

Foram oferecidos gratuitamente, durante a JORCID: cortes de cabelo, maquiagem e retoque; recreação para as crianças pelo projeto da Prefeitura Brincando na Praça e a Associação Beneficente Cristã (ABC), mais uma vez, cedeu ônibus laboratórios, gabinetes móveis e seus voluntários que trabalharam, intensamente, na medição da pressão arterial, de glicose e profilaxia dentária dos participantes.

Desde março de 2007, o ex-aluno da UniverCidade e deputado federal Vinicius de Carvalho e o coordenador da COPE, professor Edvaldo Lopes de Araújo, promovem as Jornadas da Cidadania, já tendo beneficiado comunidades carentes em Nilópolis, Cascadura, Pavão - Pavãozinho, Brás de Pina, Angra dos Reis, Campinho , Engenho da Rainha e Bangu (Vila Kennedy).

Estiveram presentes, também, órgãos como o Detran, que fez a expedição de carteiras de identidade; a Setrab, que fez expedição de carteiras do trabalho, cadastro e o encaminhamento para emprego e a a Fundação Leão XIII fornecendo certidões para isenção dos serviços cartorários. Além disso, a COPE prestou orientação jurídica comunitária gratuita durante todo o dia.



Equipe de Orientação Jurídica Comunitária chegando para o evento


Equipe de Orientação Jurídica Comunitária prestando atendimento aos moradoras da comunidade


As crianças no escovódromo, aprendendo profilaxia e escovação dentária


Equipe de Orientação Jurídica Comunitária recebe a visita do deputado federal Vinicius de Carvalho, orientador jurídico e ex-aluno da UniverCidade. (da esquerda para direita): Valter Honório Machado, deputado federal Vinicius de Carvalho, professor Edvaldo Lopes de Araújo, ,Joana Molinero, Luis C. Eliseu, Raquel Andrade de Araújo e Cristina Raquel

Nenhum comentário: