18.8.08

7ª JORCID VINÍCIUS DE CARVALHO LEVA SERVIÇOS GRATUITOS À POPULAÇÃO CARENTE

A Coordenação de Projetos Especiais da UniverCidade (COPE) prestou orientação jurídica comunitária gratuita, no dia 2 de agosto, em mais uma Jornada de Cidadania (VII - JORCID). A iniciativa dessa vez aconteceu em uma quadra de esporte da comunidade do Engenho da Rainha, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. A Jornada foi criada pelo deputado federal Vinicius de Carvalho, orientador jurídico e ex-aluno da UniverCidade, com a finalidade de minimizar os problemas resultantes da exclusão social em comunidades carentes.

A Jornada da Cidadania (JORCID VINICIUS DE CARVALHO) uma iniciativa do deputado federal Vinícius Carvalho, é um marco no Estado, pois em VII JORCIDS (Engenho da Rainha, Pavão- Pavãozinho, Nilópolis, Cascadura, Brás de Pina, Angra e Campinho) já contabiliza mais de 3.300 atendimentos. O parlamentar faz questão de frisar, entretanto, que sem o apoio de uma equipe altamente qualificada e desprendida não atingiria o objetivo que considera primordial: o de tornar menos difícil a situação de pessoas colocadas à margem da sociedade, por falta do empenho do Estado. O deputado ressalta que a situação de penúria, a que muitos são submetidos, não é reflexo apenas do governo atual, mas de várias administrações passadas.

“Outras edições da Jornada da Cidadania virão porque a população carente não pode ser desprezada, não pode ser ignorada; ao contrário, precisa resgatar a dignidade e a cidadania”, afirma o Deputado federal Vinicius de Carvalho.

Participaram da organização do evento: Verônica de Carvalho, chefe do gabinete regional do deputado, professor Sergio Maciel, assessor educacional, o advogado Carlos Alberto, assessor jurídico, e o professor Edvaldo Lopes de Araújo, coordenador da COPE.

Foram oferecidos gratuitamente diversos serviços à população: Fundação Leão XIII, que encaminhou os interessados para a expedição de certidões; Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RJ) representada pelo Dr.José Geraldo Fernandes, ensinou escovação dentária, com o escovódromo da ABO-RJ e aplicação de flúor; Associação Beneficente Cristã do Rio (ABC), fisioterapia, com massagens e orientação, verificação de pressão arterial e dosagem de glicose; Uma equipe de saúde da mulher, supervisionada pelos professores Lucas Padilha, Catia Padilha, Regina Agnese e Vitória Balboa, que utilizaram a unidade móvel de saúde da ABC para a realização de exames de prevenção de câncer de útero com diagnóstico e resultado no mesmo dia. Muitos outros serviços gratuitos são oferecidos pela Jornada, tais como: corte de cabelo, maquiagem, recreação para as crianças e oficinas de artesanatos.

Os pontos altos das Jornadas da Cidadania, que o parlamentar faz questão de destacar, diz respeito à saúde e a Orientação Jurídica Comunitária. A saúde da Mulher, com uma unidade móvel composta por 1 médico patologista, 4 biólogos com especialização em citologia, 1 especialista em citogenética e 10 citotécnicos formados pela Universidade Estácio de Sá, alcança a comunidade na prevenção do câncer de colo do útero. As estatísticas do trabalho realizado até aqui mostram que, em média, 20 por cento das mulheres examinadas apresentam o vírus HPV. Vale ressaltar que quando procuram as unidades de saúde, essas mulheres demoram meses para conseguir marcar o exame e, posteriormente, mais um tempo considerável para obter o resultado. Com isso, muitas já estão com a doença em estágio avançado. A Jornada da Cidadania se orgulha de ser um importante diferencial porque o diagnóstico sai no mesmo dia e, constatada a presença do vírus, a mulher é encaminhada para os hospitais, solícita e parceiros do deputado Vinícius Carvalho. Outro destaque na Jornada da Cidadania é o atendimento jurídico feito pelos voluntários da COPE, supervisionado pelo Professor Edvaldo Lopes de Araújo, coordenador de Projetos Especiais da Escola de Ciências Jurídicas, da UniverCidade.

No evento realizado sábado, dia 2 de agosto, foram 610 prestações de serviço, discriminados da seguinte forma: escovação e aplicação de flúor, 94; atendimento jurídico, 28; aula de artesanato, 10; corte de cabelo, 48; exame preventivo, 54; fisioterapia, 13; Fundação Leão XIII, 130; limpeza de pele, 28; medição de pressão arterial, 111; e teste de glicose, 94.

A equipe de Orientação Jurídica Comunitária iniciando o atendimento


A equipe de Orientação Jurídica Comunitária prestando atendimento (da esquerda para direita): Nádia Martins, Valter Honório Machado, Orientadores jurídicos voluntários e Joana Molinero, auxiliar de coordenação da COPE


Voluntária da ABC, realizando teste de glicose


A equipe da COPE recebe a visita do, orientador jurídico e ex-aluno da UniverCidade. (da esquerda para direita): deputado federal Vinicius de Carvalho, prof. Edvaldo Lopes de Araújo, coordenador da COPE, Sra. Eliana Scarpini de Carvalho, esposa do deputado e Joana Molinero, auxiliar de coordenação da COPE


A equipe da Fundação Leão XIII, encaminhando os interessados para a expedição de certidões


Deputado federal Vinicius de Carvalho,falando sobre os problemas da saúde da mulher

Dr.José Geraldo Fernandes. com o da ABO-RJ; ensinando escovação dentária e aplicação de flúor

A alegria das crianças no escovódromo

A equipe de profissionais realizando corte de cabelos

Limpeza de pele

Um comentário:

Anônimo disse...

isso tudo é muito bom, esse trabalho que vcs vem realizando é maravilhoso, admiro muito a sua pessoa, seu carater, pensando nas pessoas menos favorecida isso é cidadania de verdade, continuem assim não parem é um trabalho humano de mais e adimiro muito, acho um ato de amor ao proximo!
parabéns!
abraços! sua aluna: ana rosa